Roda de contação de sonhos

A Roda de Contação de Sonhos tem como prinicpal objetivo resgatar a importância dos sonhos para a saúde integral do ser humano e oferecer aos participantes uma oportunidade de compreensão dos próprios sonhos, bem como aprender e cooperar com a compreensão dos sonhos dos demais participantes, como uma forma de incentivar o trabalho com os sonhos no dia a dia de cada um.

Foi fundado em Belo Horizonte, em agosto de 1996, como uma atividade complementar (Círculo Holístico) do Curso de Educação para a Paz - Formação Holística de Base - uma abordagem transdisciplinar - FHB, da Universidade da Paz de Minas Gerais - Unipaz-MG e foi a semente para a criação do Centro de Ecologia Integral - Cei, fundado em 2001.

Inicialmente, nos primeiros 3 anos, teve como principal objetivo o estudo compartilhado de sonhos numa visão transdisciplinar holística, da Psicologia Transpessoal, da Gestalt Terapia, da Psicanálise, da Psicologia Analítica, e outras escolas de psicologia. Várias abordagens e autores diferentes foram estudados e debatidos, de acordo com a escolha dos participantes. Casos de sonhos dos próprios participantes foram utilizados como complemento aos estudos realizados.

Num segundo momento, até 2008, se dedicou prioritáriamente ao trabalho de compartilhamento e interpretação dos próprios sonhos utilizando uma metodologia construida ao longo da experiência adquirida nos anos anteriores. Nesta período, além das pessoas que participavam desde o início, muitas pessoas participaram dos encontros com o objetivo de trabalhar um sonho específico ou para tirar alguma dúvida com relação ao trabalho com os sonhos.

A metodologia para este trabalho de aprofundamento em sonhos foi desenvolvida, e continua sendo aperfeiçoada continuamente durante todo este período de estudos e práticas do grupo, e tem como fundamentação a abordagem fenomenológica dos sonhos, além de diferentes autores da Psicologia Transpessoal, da Gestalt Terapia e outras escolas da psicologia. Nesta metodologia, os conhecimentos e experiências de todos os participantes são importantes para uma melhor compreensão dos sonhos.

A partir de setembro de 2008, a Roda de Contação de Sonhos foi integrada ao grupo de meditação em uma única atividade do Cei que passou a ser realizada semanalmente. A nova forma de trabalhar teve como objetivo integrar a contação de sonhos, e sua metodologia construida desde 1996, com a prática do silenciamento e da meditação em busca de uma melhor compreensão e integração dos conteúdos oníricos com a realidade de vigília dos participantes.

A atividade esteve em recesso durante 4 anos, de 2010 a 2014, devido à necessidade do seu facilitador estar junto com seus pais num período em que estiveram recebendo cuidados e preparando para suas passagens, ocorridas em 2012 e 2014.

Em setembro de 2014 a Roda de Contação de Sonhos retomou suas atividades, com uma proposta de trabalho fundamentada nas experiências de todos estes anos de trabalhos já realizados e com o principal objetivo de estar mantendo viva a prática da contação e compartilhamento de sonhos como uma das mais importantes formas de autoconhecimento e autotransformação, buscando contribuir para construção de uma cultura de paz.

Facilitador:
José Luiz Ribeiro de Carvalho, psicólogo, educador ambiental e educador para a paz. Mestre em administração. Pesquisador e estudioso de sonhos. Faz o registro e análise de seus sonhos desde 1978. Fundador e coordenador , desde 1996, do Grupo de Sonhos do Centro de Ecologia Integral – Cei. Fundador e membro da Diretoria Colegiada da Unipaz-MG. Fundador e diretor do Cei e da Revista Ecologia Integral. Coordenador do curso FHB, da Unipaz-MG.

Condições para participação:
Para participar do grupo é necessário um encontro preparatório com o facilitador do grupo que poderá ser agendado na secretaria do CEI, pelo telefone ou e-mail abaixo. 

Secretaria do Cei:
(31) 3275-3602 (atende das 14h às 19h)  // secretaria@ecologiaintegral.org.br

Horário dos encontros da Roda de Contação de Sonhos:
Encontros quinzenais, às quartas-feiras, das 19h30 às 21h.

Combinados com relação à dinâmica de cada encontro:

  • Iniciaremos e terminaremos os encontros com um momento de silenciamento, aquietamento e gratidão, como preparação e retomada dos objetivos pessoais e coletivos do grupo e também como um momento de encerramento de cada encontro.
  • Em cada encontro, dedicaremos um momento para contação de sonhos, livre e opcional. Este compartilhar de sonhos, em si só, já cumpre parte importante dos objetivos do sonho.
  • Se for do interesse do sonhador, e for consenso do grupo, podemos dedicar um momento do encontro para aprofundarmos na compreensão de um, ou mais, entre os sonhos contados.
  • Para este aprofundamento, utilizaremos a metodologia desenvolvida durante todo este período de estudos e práticas do grupo.
  • Existe a possibilidade de trabalharmos textos, ou outro material de estudo, durante os encontros, se for consenso do grupo.
  • Existe a possibilidade da participação de visitantes nos encontros do grupo, com o objetivo de trabalharem os seus sonhos. Neste caso, a partipação do visitante deverá ser agendada com antecedência, com o facilitador do grupo.
  • É muito importante que as eventuais ausências nos encontros sejam comunicadas com a antecedência possível, por meio do WhatsApp, pelo telefone da secretaria do Cei, ou pelo e-mail da secretaria do Cei.
  • Estes combinados podem ser modificados sempre que surgir uma situação que seja significativa para isto.

Atualizado em 6/2/2019


Obs.:
Para ver as datas dos encontros, clicar em "Agenda".

Clique aqui para retornar à página inicial

Clique aqui para retornar à página "Agenda"

Clique aqui para retornar à página "Nossas ações"

 

Rua Bernardo Guimarães, 3101 - Salas 204 a 207 - BH / MG - (31) 3275-3602 - cei@ecologiaintegral.org.br

Desenvolvimento do site: Malta