I Encontro Mineiro de Consciência e Consumo em Belo Horizonte

No dia 20 de outubro de 2012, foi realizado o I Encontro Mineiro de Consciência e Consumo em Belo Horizonte. O evento reuniu profissionais de diversas áreas para levar ao público informações e reflexões sobre os mecanismos que sustentam a sociedade de consumo atual e suas consequências na vida pessoal, na sociedade e no planeta.

Os aspectos psicológicos do consumo, a influência da publicidade sobre crianças e adultos, o planejamento de produtos e a obsolescência programada, a geração de resíduos, as consequências sobre a saúde física e psíquica, o endividamento e as ações de transição possíveis para um consumo com mais consciência e responsabilidade foram alguns dos temas do I Encontro Mineiro de Consciência e Consumo.

Realizado na Biblioteca do Instituto de Educação de Minas Gerais - IEMG, o evento contou com a participação voluntária de todos os convidados e organizadores.

Clique aqui e veja as imagens do Encontro.

Clique aqui e veja programação completa do Encontro.

Conheça do grupo Consciência e Consumo

Em maio de 2011, foi criado em Belo Horizonte o grupo Consciência e Consumo no Centro de Ecologia Integral. O nome Consciência e Consumo foi escolhido porque acreditamos que as discussões acerca do consumo feitas até então apenas adjetivam o ato de consumir. Propõem um consumo consciente, um consumo crítico, um consumo responsável, um consumo sustentável, um consumo solidário... Elas continuam colocando o consumo em primeiro lugar.


O nosso trabalho com a ecologia integral, que fundamenta a nossa organização, busca resgatar, em cada um de nós, a interconexão e a interdependência entre a ecologia pessoal, a ecologia social e a ecologia ambiental.  Aproxima o ser humano de sua atuação nos diversos grupos e também ao ambiente natural. Sendo assim, a nossa proposta é de resgatar valores, repensar comportamentos na busca pelo cuidado com o ser humano, com os grupos e com o planeta. Acreditamos que há muitas questões envolvidas no ato de consumir que precisam ser discutidas: questões psicológicas, sociológicas, culturais, econômicas, e que somente a consciência nas várias dimensões de nossa vida pode diminuir os impactos pessoais, sociais e ambientais do consumismo que marca nossa sociedade atual.  Sob a ótica da ecologia integral, podemos ter consciência de que não devemos distanciar o que nunca deveria ter sido separado: o ser humano, a sociedade e a natureza.


Nossa metodologia
O Centro de Ecologia Integral trabalha há 11 anos com educação ambiental e educação para uma cultura de paz e desde sua formação busca metodologias participativas em sua atuação com todas as faixas etárias. Para trabalhar o tema consumo, formatamos um bate-papo para levar esta discussão com grupos diversos. O Bate-papo Consciência e Consumo vem sendo realizado mensalmente em uma escola de Belo Horizonte, o Instituto de Educação de Minas Gerais. O evento é aberto à comunidade e promove a construção do conhecimento com base nas experiências do público. Cada um contribui com alguma situação já vivida ou sua opinião sobre o tema. A pergunta de um é respondida por outra pessoa do público e assim vamos costurando ideias em uma grande teia de relações, de pontos de vista e de diversidade de pensamento.


Colocar a questão da consciência como elemento central da discussão do sentido do consumo, da vida, do trabalho, do dinheiro, dos valores, da família, da natureza: eis a proposta do Consciência e Consumo com base na ecologia integral.

 

Voltar para a página anterior

Rua Bernardo Guimarães, 3101 - Salas 204 a 207 - BH / MG - (31) 3275-3602 - cei@ecologiaintegral.org.br

Desenvolvimento do site: Malta