A história do Centro de Ecologia Integral

Segundo os seus fundadores José Luiz Ribeiro de Carvalho e Ana Maria Vidigal Ribeiro, “a criação do Centro de Ecologia Integral - CEI e da Revista Ecologia Integral teve como base os princípios e valores difundidos pela Universidade Internacional da Paz - Unipaz, principalmente por meio do curso Formação Holística de Base, FHB, do Programa Beija-Flor e do seminário A arte de viver em paz.” Depois de participar da Formação Holística de Base, durante mais de dois anos, o casal começou a trabalhar a ideia de uma organização para a divulgação da ecologia integral e da cultura de paz.

Segundo José Luiz, “tanto a Unipaz quanto o CEI trabalham visando a transformação de pessoas no sentido de se tornarem agentes na construção de uma cultura de paz. Buscam resgatar, em cada indivíduo, a consciência de que tudo está interligado, tudo está integrado, no nível pessoal, social, ambiental e cósmico. Os cursos e atividades são inspirados na ideia do professor Pierre Weil, psicólogo, educador e fundador da Unipaz de que é você que, com a sua própria transformação, contribuirá para a transformação dos outros.”

Atividades do CEI

Desde sua fundação, o Cei vem atuando por meio da Revista Ecologia Integral, de passeios ecológicos de integração com a natureza, de cursos, seminários, oficinas, e grupos de estudos, além da Formação em Ecologia Integral. No período de 2006 a 2010 realizou 3 turmas do curso de pós-graduação em Educação Ambiental, Agenda 21 e Sustentabilidade, em parceria com faculdade de Belo Horizonte. Participa de congressos, feiras e movimentos e conta com parceiros e voluntários que contribuem para a ampliação dos conceitos da ecologia integral e da cultura de paz para um público cada vez maior.


Clique aqui para voltar à página anterior

Rua Bernardo Guimarães, 3101 - Salas 204 a 207 - BH / MG - (31) 3275-3602 - cei@ecologiaintegral.org.br

Desenvolvimento do site: Malta