Roda de contação de sonhos

A Roda de Contação de Sonhos tem como prinicpal objetivo resgatar a importância dos sonhos para a saúde integral do ser humano e oferecer aos participantes uma oportunidade de compreensão dos próprios sonhos, bem como aprender e cooperar com a compreensão dos sonhos dos demais participantes, como uma forma de incentivar o trabalho com os sonhos no dia a dia de cada um.

Foi fundado em Belo Horizonte, em agosto de 1996, como uma atividade complementar (Círculo Holístico) do Curso de Educação para a Paz - Formação Holística de Base - uma abordagem transdisciplinar - FHB, da Universidade da Paz de Minas Gerais - Unipaz-MG e foi a semente para a criação do Centro de Ecologia Integral - Cei, fundado em 2001.

Inicialmente, nos primeiros 3 anos, teve como principal objetivo o estudo compartilhado de sonhos numa visão transdisciplinar holística, da Psicologia Transpessoal, da Gestalt Terapia, da Psicanálise, da Psicologia Analítica, e outras escolas de psicologia. Várias abordagens e autores diferentes foram estudados e debatidos, de acordo com a escolha dos participantes. Casos de sonhos dos próprios participantes foram utilizados como complemento aos estudos realizados.

Num segundo momento, até 2008, se dedicou prioritáriamente ao trabalho de compartilhamento e interpretação dos próprios sonhos utilizando uma metodologia construida ao longo da experiência adquirida nos anos anteriores. Nesta período, além das pessoas que participavam desde o início, muitas pessoas participaram dos encontros com o objetivo de trabalhar um sonho específico ou para tirar alguma dúvida com relação ao trabalho com os sonhos.

A metodologia para este trabalho de aprofundamento em sonhos foi desenvolvida, e continua sendo aperfeiçoada continuamente durante todo este período de estudos e práticas do grupo, e tem como fundamentação a abordagem fenomenológica dos sonhos, além de diferentes autores da Psicologia Transpessoal, da Gestalt Terapia e outras escolas da psicologia. Nesta metodologia, os conhecimentos e experiências de todos os participantes são importantes para uma melhor compreensão dos sonhos.

A partir de setembro de 2008, a Roda de Contação de Sonhos foi integrada ao Grupo de Meditação em uma única atividade do Cei que passou a ser realizada semanalmente. A nova forma de trabalhar teve como objetivo integrar a contação de sonhos, e sua metodologia construida desde 1996, com a prática do silenciamento e da meditação em busca de uma melhor compreensão e integração dos conteúdos oníricos com a realidade de vigília dos participantes.

A atividade esteve em recesso durante 4 anos, de 2010 a 2014, devido à necessidade do seu facilitador estar junto com seus pais num período em que estiveram recebendo cuidados e preparando para suas passagens, ocorridas em 2012 e 2014.

Em setembro de 2014 a Roda de Contação de Sonhos retomou suas atividades, com uma proposta de trabalho fundamentada nas experiências de todos estes anos de trabalhos já realizados e com o principal objetivo de estar mantendo viva a prática da contação e compartilhamento de sonhos como uma das mais importantes formas de autoconhecimento e autotransformação, buscando contribuir para construção de uma cultura de paz.

Horáro: Encontros semanais, às quartas-feiras, das 19h30 às 21h (veja agenda do mês).

Facilitador: José Luiz Ribeiro de Carvalho

Condições para participação:
Para participar do grupo é necessário um encontro preparatório com o facilitador do grupo que poderá ser agendado na secretaria do CEI, pelo e-mail abaixo.

Contribuição: A participação é gratuita, com sugestão de contribuição voluntária mensal de R$ 30, ou outro valor adequado às condições de cada participante.

Secretaria do Cei:
secretaria@ecologiaintegral.org.br

Outras informações - solicite pelo e-mail: secretaria@ecologiaintegral.org.br

Clique aqui para retornar à página inicial

Clique aqui para retornar à página "Grupo de Meditação"

Clique aqui para retornar à página "Agenda"

Clique aqui para retornar à página "Nossas ações"

Rua Bernardo Guimarães, 3101 - Salas 204 a 207 - BH / MG - (31) 3275-3602 - cei@ecologiaintegral.org.br

Desenvolvimento do site: Malta